Conclusão

    As trinta horas de práticas que realizamos na valência creche, no infantário “O Carrocel” foram fundamentais para nós em diversos aspetos.

    Os momentos de rotina que vivenciamos e participamos na sala foram muito importantes para nós, pois deram-nos uma visão mais realista e completa, do que é um dia na creche e de como é que a educadora e as crianças vivem estes momentos de rotina. Nós apercebemo-nos de que as rotinas são uma parte fundamental para a criança pois permitem que esta estabeleça uma relação mais afetiva com a educadora, através da muda da fralda e todos os momentos individuais das rotinas, que esta tenha uma melhor noção do tempo e da sua própria rotina diária, crie hábitos de higiene, sono e alimentação, aprenda a conviver e a estar com os outros e que interiorize e respeite algumas regras de comportamento e saber-estar. Para além de nos dar todas estas noções, permitiu-nos perceber como é que gerido o tempo pela educadora e como é que nós como futuras educadoras devemos organizar as rotinas da sala.

    Os próprios momentos que tivemos de interação e estimulação com as crianças foram importantes, pois permitiram-nos conhecer o grupo, criar laços de afetividade com as crianças e perceber quais as suas áreas de interesse, quais as suas necessidades e quais as atividades mais adequadas para esta idade.

    Todos os momentos de reflexão que tivemos com a educadora após cada aula, foram fulcrais, pois ajudaram-nos a perceber o que deveríamos mudar na nossa intervenção, o que tínhamos de melhorar nos nossos planos e que atividades deveríamos realizar com o grupo de modo a estimula-los e captar ao máximo o seu interesse e a sua atenção, tendo sempre em conta a sua faixa etária e as suas necessidades e também como gerir melhor o nosso tempo de modo a conseguirmos realizar atividades em grande grupo sem interferir com as suas rotinas diárias. A educadora cooperante não só refletiu connosco como também, nos deu imensos conselhos sobre como deveria ser a nossa postura perante as crianças e como deveríamos agir perante as diferentes rotinas e os diferentes momentos da creche, o que será muito útil para nós como futuras educadoras.

    Estas aulas práticas proporcionaram-nos uma experiência e uma vivência completamente novas em relação à creche, permitiu-nos aumentar o nosso conhecimento sobre a creche e os seus momentos críticos e também evoluir como alunas e futuras educadoras. Durante as práticas nós não aprendemos apenas a mudar uma fralda, a dar de comer a uma criança ou a ler uma história. Nestas aulas nós aprendemos a interagir e socializar com as crianças criando laços afetivos, a participar em todas as rotinas, desde a higiene, ao sono, à alimentação, a realizar atividades estimulantes e interativas para as crianças, a perceber quais os interesses e as necessidades das crianças em creche e de que modo é que podemos proporcionar ao máximo o bem-estar e desenvolvimento.

    Quanto ao E-Portefólio a realização deste também foi muito importante pois permitiu-nos juntar toda a informação relativa às práticas e creche de uma forma clara, organizada e concisa, ao mesmo tempo que nos proporcionou uma aprendizagem sobre utilização de novas ferramentas tecnológicas, sobre as quais não tínhamos grande conhecimento, sendo neste caso o site.

    É também necessário mencionar que apesar de todo o trabalho que tivemos nas aulas práticas e na elaboração do próprio E-Portefólio, esta foi para nós uma excelente experiência e ambos nos deram bastante prazer na sua realização.