Guia de Intervenção

Antes da realização das aulas práticas

Data: 2 de Abril a 9 de Abril

Tarefas:

1º Tomar conhecimento de qual o estabelecimento em que serão realizadas as aulas práticas;

2º Reconhecimento do local onde está situada a instituição, mais concretamente a localidade e a rua;

3º Visitar a zona circundante à instituição, observando o meio envolvente, analisando os recursos e as potencialidades do espaço;

4º Deslocar-se até ao estabelecimento de modo a conhecer o espaço e ambientarmo-nos com a dinâmica do mesmo;

5º Falar com a diretora da instituição para tomar conhecimento das normas e funcionamento desta, do pessoal docente e não docente, da quantidade de salas existentes, do modo como estão as crianças distribuídas pelas diversas salas e por último qual o número de crianças existente na sala de berçário na qual vamos realizar as práticas e qual o horário da educadora da sala e quais as rotinas diárias das crianças;

6º Conversar com a educadora cooperante de modo a acordar o horário das aulas práticas e como serão distribuídas as trinta horas destinadas à prática;

7º Fazer uma breve visita ao berçário no qual vamos realizar as práticas, fazendo assim um reconhecimento do espaço e da dinâmica da sala;

8º Organizar toda a documentação e material necessário para as práticas;

Objetivos:

Saber qual o estabelecimento onde vamos realizar as aulas práticas, a sua localização, a sua estrutura, o seu funcionamento e dinâmica. Saber qual o horário da educadora cooperante, qual o melhor horário para a nossa intervenção, a dinâmica da sala, quantidade de crianças e rotinas diárias das crianças. E por fim conhecer o meio envolvente à escola.

Tudo isto é fundamental para podermos organizar as nossas aulas práticas, no que toca ao horário, aos materiais e documentação necessários e também para nos ambientarmos ao espaço e dinâmica da instituição e também da própria sala. O contato prévio com as crianças é fulcral para que quando formos realizar as aulas práticas estas não estranhem tanto a nossa presença e consigam estar mais recetivas. Para além disso permite-nos já ter uma pequena ideia do grupo.

Estratégias:

- Falar com a professora orientadora das aulas práticas;

- Dirigir-se ao estabelecimento onde serão feitas as aulas práticas;

- Comunicar com a diretora do estabelecimento;

- Falar com a educadora cooperante;

 

Durante a realização das aulas práticas

Data: 22 de Abril a 4 de Junho

Tarefas:

1º Na primeira aula prática vamos conhecer as crianças e observar as suas rotinas, mantendo um contato e interação com as crianças, sempre orientados pela educadora de modo a que estas se adaptem a nossa presença sem causar grande transtorno ou agitação na sala;

2º Após a primeira aula será tomada nota de tudo aquilo que observamos na sala e achamos relevante para as nossas práticas, quer no que diz respeito ao comportamento das crianças, quer no que diz respeito às próprias rotinas da sala;

3º Na segunda aula prática será continuado o processo de observação das crianças e das suas rotinas, sendo que a nossa intervenção e interação com as crianças será mais ativa, estando sempre em concordância com a educadora cooperante;

4º Na terceira aula prática mantém-se a observação, havendo já uma maior participação da nossa parte nas rotinas diárias das crianças e nas atividades que educadora cooperante realiza com as mesmas;

5º Após a terceira aula prática realizaremos o teste 1G do SAC para que consigamos conhecer melhor o grupo de crianças do nosso berçário e para que possamos percebemos como estes se encontram a nível de bem-estar e possamos adaptar posteriormente as nossas práticas às suas necessidades;

6º Conversar com a educadora cooperante sobre possíveis atividades a serem realizadas com as crianças, quais as temáticas a abordar, quais as estratégias mais adequadas para captar o interesse e a atenção das crianças e de que forma devemos elaborar as atividades de modo a que estas proporcionem o desenvolvimento cognitivo, afetivo e físico das crianças;

7º Elaboração da atividade propriamente dita, construção de uma planificação e dos materiais necessários na realização da mesma;

8º Na quarta aula prática será entregue logo de início a planificação da atividade e acordado com a mesma em que momento a vamos realizar. Posto isto faremos a nossa interação e intervenção juntos das crianças normalmente, auxiliaremos a educadora em tudo o que for necessário e quando chegar ao momento realizaremos a nossa atividade.

9º No final da aula prática conversaremos com a educadora do modo a obter o seu feedback e percebermos como correu a atividade, qual a reação das crianças e o que poderia ou não ser melhorado para uma próxima atividade. Será igualmente debatida qual será a próxima atividade a realizar expondo algumas ideias de forma a podermos prontamente elaborar a planificação e preparar os materiais necessários.

10º Novamente será elaborada a planificação da atividade a ser realizada na seguinte aula prática e serão organizados todos os materiais necessários para a realização da atividade em si;

11º Terminadas as aulas práticas vamos organizar toda a informação recolhida no estabelecimento, como projeto de escola, projeto de sala, observações sobre os dias de prática, avaliação do grupo, planificações feitas, avaliação da educadora cooperante, fotos e documentos utilizados para nossa preparação das práticas;

12º Depois de termos a informação e documentação toda organizada vamos proceder à elaboração de duas ou mais reflexões sobre as práticas e o nosso desempenho junto das crianças e à junção de toda a informação e documentação no E-Portefólio.

Objetivos:

Perceber a dinâmica da sala, como é feita a divisão das diferentes áreas, como a área da higiene, do tapete e do sono e quais os materiais e recursos existente. Isto também será importante para saber quais as rotinas da sala no que toca à higiene, alimentação, sono e estimulação das crianças.

Conhecer o grupo, saber quais as suas caraterísticas a nível de personalidade, o seu comportamento junto dos colegas, das educadoras e das auxiliares, as suas rotinas alimentares, de higiene, de brincadeira e estimulação.

Preparar a nossa intervenção junto das crianças, de modo a que sejamos capazes de trabalhar com estas estimulando-as ao máximo, promovendo momentos de brincadeira, de lazer, de socialização e interação entre o grupo e desenvolvendo as suas capacidades cognitivas e motoras. É fulcral temos em conta a idade da criança e a fase de desenvolvimento em que esta se encontra, para podermos ir responder às suas necessidades a nível afetivo e emocional, a nível motor, a nível de alimentação, a nível do sono, a nível de higiene e a nível de estimulação e desenvolvimento físico e intelectual.

Todas estas tarefas são fundamentais para que o nosso desempenho na sala juntos das crianças, das auxiliares e da educadora seja o mais positivo e produtivo possível, para que nos tornemos mais autónomas e participativas, para que sejamos mais organizadas e precisas e para que a nossa experiencia no berçário seja enriquecedora

para nós enquanto futuras educadoras e enquanto pessoas e nos ajude a criar os nossos próprios métodos de trabalho e de avaliação com as crianças na valência creche.

Estratégias:

- Conhecer o grupo;

- Interagir com o grupo;

- Fazer uma avaliação do grupo;

- Planificar todas as aulas práticas e toda a nossa intervenção;

- Comunicar com a educadora cooperante;

- Organizar toda informação e documentação;

- Refletir sobre as aulas práticas;

- Elaborar em grupo o E-Portefólio.